PDF

Campo de jogo da Arena Castelão é inaugurado com a presença do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; Ronaldo Fenômeno, Bebeto e do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo

 

24465 370788799683967_9125474_nForam 2 anos de obras para que o torcedor cearense pudesse voltar a ver o Castelão em sua mais plena forma. E neste domingo (27), as torcidas de Ceará e Fortaleza vão poder voltar a frequentar a principal casa do futebol local. A rodada dupla inaugural do campo de jogo da Arena Castelão começa a partir das 16h (horário local), com a partida entre Fortaleza e Sport-Recife, seguida da disputa entre Ceará e Bahia. E para coroar a data histórica a Arena Castelão vai receber o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; os campeões do mundo Ronaldo Fenômeno e Bebeto; o Ministro do Esporte; Aldo Rebelo e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín.

Eles participam ainda de entrevista aos jornalistas antes do início da primeira partida, na sala de coletiva de imprensa dentro do estádio. Além disso, uma surpresa especial está reservada aos operários que trabalharam na obra.

Segurança

Quase 1.700 pessoas, sendo 1.000 homens da Polícia Militar, 500 de segurança privada, além de 80 da Guarda Municipal e 110 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza fazem parte do efetivo que compõe o esquema de segurança, transporte e trânsito para os jogos. A Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza vai disponibilizar ainda 116 ônibus, entre 66 das linhas regulares que já passam pelo estádio e 50 carros extra destinados especialmente para o evento. Os portões da Arena Castelão serão abertos a partir das 13h e, conforme a tradição, a entrada da torcida do Ceará será pela Avenida Alberto Craveiro e a do Fortaleza pela Avenida Paulino Rocha. E as bilheterias da Arena (uma de cada lado) também continuam a vender ingressos no domingo para os torcedores que ainda não tiverem adquirido o bilhete. Para os motoristas que não forem aos jogos, a recomendação é que não circulem pela área do Castelão durante a tarde. Homens da Autarquia Municipal de Trânsito estarão orientando os desvios de trânsito para evitar engarrafamentos.

Entrega da obra

As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão chegaram ao fim no dia 16 de dezembro de 2012, com uma festa que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e show do cantor Fagner. Cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes para conhecer o primeiro estádio da Copa a ficar pronto no país. Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

Números do Castelão:

- Dimensões do gramado: Padrão FIFA: 105m x 68m

- Distância da arquibancada para o campo: 10 metros

- Dimensões do estádio: Área total construída - cerca de 150 mil m²

- Área : Área da praça elevada de público - 55.000 m²

- Número de banheiros: 85

- Número de camarotes: 52

- Acessos: 18 rampas de acesso e 15 elevadores.

- Placares: De LED, do tamanho de uma tv de 580 polegadas (92 m²)

- Quantos pavimentos e setores terão o estádio: Na arquibancada, anel inferior e anel superior. No prédio central, 6 pavimentos (vestiários, Lounge FIFA - onde hoje funciona o Espaço Cultural - 2 andares de camarotes, 1 andar de tribuna de imprensa e 1 andar de estúdios de tv - skyboxes)

- Tempo máximo de evacuação - 5 minutos

- Central de segurança: A Arena Castelão vai contar com mais de 240 câmeras de vigilância posicionadas em locais estratégicos abrangendo áreas internas e externas do perímetro da Arena. As imagens serão monitoradas através de sistema de monitoramento e comando da Arena Castelão, centralizado em um ambiente de mais de 200m². A sala, composta por um sistema de alta tecnologia vai funcionar 24h por dia, durante os 7 dias da semana.

- Além do sistema de monitoramento, a Arena contará com uma equipe de segurança patrimonial com postos fixos e postos móveis que farão uma ronda em todo os ambientes de movimentação. Esse ambiente também controlará o acesso de todo o publico ao estádio, desde as 144 catracas de público geral, VIP’s e PNE, até cerca de 130 salas que terão seu acesso controlado via leitores, que restringirão o acesso de pessoas não autorizadas.

- Vestiários: 4 vestiários para atletas, 1 do mascote, 2 vestiários de árbitro e 2 para treinadores

- Sustentabilidade: A Arena Castelão se destaca por suas ações ecologicamente corretas, que cooperam na tentativa de alcançar a certificação LEED. São elas: montagem de usina de reciclagem no canteiro de obras para reutilização de todo concreto; implantação de um “lava-rodas” de caminhões, um sistema para evitar sujeira no entorno da construção, bem como o desgaste do solo; parte metálica da cobertura, bem como a estrutura de aço do que foi demolido, é cuidadosamente separada e destinada para reciclagem; materiais que ainda estão bons para uso estão sendo doados e destinados para seu uso original (ao todo, mais de treze cidades foram beneficiadas com doações de quase 60 mil cadeiras, placares eletrônicos, gramado e cobertura dos bancos de reserva, entre outros); sistema eficiente de reaproveitamento da água da chuva para a irrigação do campo e para os sanitários, com utilização de metais e louças com menor consumo de água, como descargas Dual Flush e torneiras com temporizadores; no estacionamento, o Castelão contará com espaços reservados para carona solidária, carro com combustível renovável e bicicletário para funcionários.

- Iluminação: No campo são 332 refletores da Phillips com 2 mil watts cada

- Cobertura: A estrutura possui revestimento termoacústico translúcido que vai proporcionar aos torcedores uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio; e um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos. A estrutura terá ainda uma área de 6 mil metros quadrados de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas.

- Fachada: A estrutura externa, chamada “pele de vidro”, é formada por cerca de 760 peças, cada uma com 1,51m x 2,42m. Juntas, as peças vão perfazer uma área aproximada de 2.800 m², revestindo parte da estrutura externa do prédio central da Arena Castelão. Ela também servirá para refletir os raios solares, amenizando o calor. - Gramado: O gramado utilizado no estádio é do tipo Bermuda, da variedade "Celebration", especial para cidades de clima tropical como Fortaleza, recomendado pela FIFA.

- Acessibilidade: Dos 63.903 mil lugares totais, 335 serão reservados aos cadeirantes; 1.220 para pessoas com mobilidade reduzida; e 120 lugares para obesos, representando mais de 2,4% de sua capacidade total.A portaria 205 publicada no Diário Oficial da União em 5 de setembro deste ano, através do Ministério do Esporte, determina que portadores de deficiência deverão ter, no mínimo, 1% dos assentos asseguradonas instalações para a Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo da FIFA 2014™. Os assentos estarão distribuídos no anel inferior do Castelão, contemplando todos os ângulos do campo.Todos atendem às exigências de serem locais de boa recepção de mensagens sonoras, devidamente sinalizados e de acordo com os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT. Além disso,das 1.900 vagas cobertas, 100 são destinadas para deficientes. Outras facilidades para estes torcedores são os elevadores para recepcioná-los. No acesso à Arena e em seu interior, o piso tátil direcional e de alerta para cegos, além de 18 rampas construídas para entrada e chegada às arquibancadas.

- Cabines de imprensa: 12 cabines para os eventos FIFA, que serão transformadas em 24 cabines depois como legado.

- Área de imprensa dentro do estádio - 4.800 m²; Área de imprensa durante a Copa - 6.000 m².


Assessoria de Imprensa

Dê a sua opinião


Security code


Refresh

Yoga and massage